Conheça as vantagens da permuta imobiliária

15-banner-blog

Não é raro as vezes em que mudanças como uma nova conjuntura familiar nos fazem pensar em trocar de imóvel, ou ainda, a oportunidade de fazer um upgrade imobiliário, pois o atual não atende mais as nossas expectativas ou necessidades. Normalmente você pensaria em vender seu imóvel para poder comprar um novo. Mas existe uma outra forma mais simples de realizar esta troca. Separamos as vantagens da permuta imobiliária para que possa trocar seu imóvel com total tranquilidade.


A permuta imobiliária é uma negociação no qual as duas partes envolvidas trocam bens simultaneamente, em que pode haver ou não uma compensação no caso de bens que apresentam valores muito distantes entre si. A permuta é uma grande facilitadora, não apenas porque vender um imóvel para investir em outro é um processo que pode ser muito demorado, mas por vários outros motivos. Confira as principais vantagens:

Negociação

Imagine que complicado é conseguir sincronizar as negociações de venda do seu atual imóvel com a compra do novo? O ideal seria concluir a venda do seu imóvel e simultaneamente com a nova casa ou apartamento já estar disponível para habitação. Mas este pode ser um processo mais complicado.

A permuta simplifica essa troca por sincronizar ambas as negociações. Há duas modalidades de permuta, Na primeira, em casos de imóveis de mesmo valor de mercado, acontece a troca simplesmente. Na segunda, para propriedades de preços diferentes, aquele que possui o imóvel de menor valor paga a diferença.

Portanto a grande vantagem na negociação é a economia de tempo. Com a permuta você realiza apenas uma negociação e com apenas uma pessoa. Trata-se de uma negociação mais rápida e menos degradante.

Economia

Em termos de Imposto de Renda a permuta pode ser uma excelente alternativa para diminuir os gastos com o mesmo. Isso porque o único imposto cobrado é sobre a diferença de valor entre os dois imóveis. Portanto, o imposto é deduzido sobre o valor que entrar em dinheiro. Caso não haja diferença, não será cobrado imposto.

É importante lembrar que, para o imposto de renda, todo tipo de imóvel é passível de permuta, ou seja, não só casas e apartamentos, mas também terrenos, lotes, prédios, etc.

vantagens da permuta imobiliária

Segurança

Em alguns casos a motivação para a venda de um imóvel  é o pagamento de uma dívida ou o investimento em uma empresa. Neste processo é preciso tomar muito cuidado para não perder o valor ganho, para isso a dica é manter o investimento em um imóvel. Assim mantêm-se um capital materializado e garante-se o futuro para uma eventual necessidade.

vantagens da permuta imobiliária

A questão que deixa a permuta um pouco mais morosa é a avaliação do bens envolvidos. Afinal, é preciso saber com precisão quanto vale cada imóvel que está entrando no negócio, para que ninguém saia prejudicado.

Não basta que os imóveis tenham tamanhos semelhantes ou características parecidas. Muitas outras coisas impactam a avaliação do imóvel, como a localização e a especulação.

Gostou da dica? Conheça a Inova 1 e surpreenda-se com um imóvel de alto padrão pronto para morar.

vantagens da permuta imobiliária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *