Casa pronta para morar: Inspirações para Home Office

imagem-destaque-home-office

Fugir do caos urbano, melhorar a qualidade de vida, ter mais liberdade e flexibilidade de horários. Vários são os motivos para optar por trabalhar em casa.  Independente do objetivo, para montar um home office é necessário planejamento e alguns cuidados, como um ambiente pronto para isso. Separamos dicas, vantagens e cuidados que você deve ter ao montar seu ambiente de trabalho em casa.

Vantagens de trabalhar em Home Office

Quando se pesquisa sobre Home Office a maioria dos relatos são sobre as vantagens. Entre os pontos favoráveis estão a flexibilidade de horário e a chance de fugir da distância do trabalho e do tempo do trajeto, além da possibilidade de montar sua própria rotina adaptada às suas necessidades. Confira outros pontos positivos:

  • Qualidade de vida, o tempo antes perdido em deslocamentos agora pode ser utilizado para esporte, saúde, contato com a família. Além disso, você ganha ao reduzir gastos como almoço em restaurantes e transporte. O estresse pode reduzir drasticamente.
  • Conforto em ter um espaço montado por você, ao seu gosto e com coisas que realmente te motivam;
  • Autogerenciamento profissional com liberdade e autonomia para reger seus horários e rotina, além da redução da pressão presente no ambiente de trabalho.

Confira algumas inspirações que vão te motivar ainda mais a montar seu home office:

 

Desvantagens de trabalhar em Home Office

A maior desvantagem pode ser a queda da sua produtividade em decorrência do mau gerenciamento de tempo e que pode vir a te prejudicar. É importante planejar bem a rotina para não perder o foco. Confira outras desvantagens:

  • Interferências desnecessárias. Caso não planeje bem seu espaço e horários qualquer pessoa ou ação pode interferir no seu rendimento. Para quem mora com familiares delimitar que é um momento de trabalho é muito importante.
  • Desatualização profissional por falta de convívio empresarial. Manter-se atualizado em ambientes tradicionais é mais fácil pelo contato social, ao se manter fora do espaço empresarial você pode perder discussões e assuntos importantes para o negócio.
  • Não distinção de trabalho e lazer. Ao estar em casa você pode não conseguir mais separar momentos de lazer e trabalho e isso irá prejudicar não só sua vida profissional, mas principalmente a pessoal.

 

Como montar um Home Office

Na hora de montar um espaço de trabalho, o ideal é reforçar os prós em se trabalhar em casa. Tente ao máximo tirar de vista o que pode retirar o foco das tarefas. Além disso, pense em gatilhos, objetos e estruturas que vão transformar seu espaço de trabalho em um ambiente confortável e atrativo. Assim você terá um equilíbrio entre produtividade e conforto.

Por isso atente-se para:

  • Regras ergonômicas: escolha cadeiras e mesas que te tragam conforto e qualidade no trabalho;
  • Abra espaço para a luz natural e planeje uma iluminação do ambiente que favoreça as suas atividades;
  • Crie um “espaço de conforto”, em locais que você pode descansar ainda estando trabalhando;
  • Invista em coisa que te inspiram, uma boa decoração é sempre uma ótima dica;
  • Mantenha tudo o que precisa próximo de você, assim irá evitar interrupções no seu foco.

Destacamos duas ideias com itens decorativos leves e minimalistas para seu Home Office ficar ainda mais agradável:

referencia-objetos-home-office-branco         referencia-objetos-preto

Lembre-se que é muito importante ter um espaço próprio para isso, um ambiente que possa ser adaptado sem trazer prejuízos a você. Pense em um cômodo amplo e que atenda necessidades como iluminação, espaço e suporte técnico.

A Inova 1 possui um Espaço Office e uma semi suíte reversível em ambientes diversos. Conheça a casa voltada para a Inovação:

03-calltoaction

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *